quarta-feira, 8 de abril de 2015

Expedição 1.000 curvas - Graciosa, Rio do Rastro, Urubici, Vale Europeu e Rastro da Serpente

Nesta semana de feriado de Páscoa, resolvemos (Cassio, Ricardo, Roberto e Julio) fazer um passeio com muitas curvas.


O Roberto e o Julio sairam de São Paulo, enquanto Cassio e Ricardo saindo de Sorocaba, já começaram a esquentar com as curvas da serra Tapiraí/Juquiá, lá onde fica a cabeça da anta. Marcamos o ponto de encontro na BR-116, no Posto Buenos Aires em Registro. Roteiro definido. Seguimos a estrada.





Primeira parada no topo da Serra da Graciosa, com destino ao nosso almoço em Morretes. O tempo ajudou muito, e a estrada estava bem tranquila.







A paisagem da Serra da Graciosa, sempre maravilhosa, e o prazer indescritível de percorrer suas curvas.












Cada nova curva uma paisagem melhor e mais bonita. Sol, temperatura agradável e muitas curvas,











Ao final da Serra, antes de tomar o rumo para Morretes, onde iríamos almoçar o famoso Barreado, paramos para tirar umas fotos na Ponte Metálica, muito antiga mas bem conservada, com um rio de águas cristalinas, e muito convidativo.








Após o almoço seguimos viagem, passando pela Balsa em Matinhos/Guaratuba, e esticamos até Camboriú, para descansar depois de um dia com quase 620 km rodados.





Iniciamos o novo dia, com a meta de chegarmos em Urubici, no caminho subindo de Palhoça para Urubici, pela BR-282, paramos para apreciar a vista no Mirante próximo a cidade de Alfredo Wagner.






Depois seguimos nosso rumo, pois um amigo, Yukio (que mora em Fraiburgo), esperava mais adiante, para passear pela Serra do Rio do Rastro, e conhecer alguns novos amigos. Encontramos perto de Urubici, e já na entrada da cidade paramos para o registro do momento.


Chegamos no topo da Serra do Rio do Rastro, e ................
O tempo estava fechado, quase não se conseguia ver a estrada, devido a muita neblina que existia.
 


Mas, como tudo pode mudar muito rapidamente, ficamos esperando, pois a intenção, era de também fazer a Serra no período noturno.






Foi uma experiencia bem diferente, subir a serra com a iluminação existente, e a neblina que se apresentava.
O tempo nesta altura, já estava bem mais fresco, algo em torno dos 15 ºC.





Depois da aventura na Serra do Rio do Rastro, seguimos novamente para Urubici, pois estávamos alojados em uma pousada campestre, muito gostosa, onde fomos muito bem recebidos, até churrasco nós conseguimos fazer.






Mas ainda faltava chegarmos ao tal do Morra da Igreja e avistarmos a famosa Pedra Furada.



O dia amanheceu divino, céu azul, sem nenhuma nuvem, perfeito para o passeio. Fomos ao IBAMA, pegamos a autorização e seguimos para o local.








Finalmente, foi avistada a Pedra Furada.








O local tem uma vista fantástica, muitas montanhas e visão do horizonte até perder de vista.




No dia seguinte iniciamos nosso retorno, seguindo por uma estrada muito gostosa, por um vale, seguindo ao longo de um rio, local denominado de Vale Europeu, mais algumas curvas, asfalto bom e tempo perfeito. Aproveitamos para umas fotos em uma das várias ponte pensil que existem. O destino, chegar em Curitiba.






O nosso último dia não amanheceu como os demais, meio nublado, com alguns pingos de chuva, mas mesmo assim, não desistimos de fazer a Serra do Rastro da Serpente.






Com o correr do dia, o tempo melhorou, e conseguimos desfrutar de todas as curvas do Rastro da Serpente, inclusive com alguns belos visuais das montanhas do local.











Ao final do serpentear pelas curvas da estrada, chegamos em Apiaí.









Ainda faltavam alguns poucos kilometros (180), para chegarmos de volta em casa, e assim, fizemos mais uma parada em Capão Bonito, no Porthal Rastro da Serpente, onde nos despedimos e com certeza cada um levou consigo, muitas experiências, momentos descontraídos, e muita energia recarregada para continuarmos com a correria da vida.








Assim, encerramos esta aventura, agradecendo a ótima companhia dos amigos: Roberto Carlos Kurz, Julio Barreto de Figueiredo e Ricardo Delgado.

E em breve mais uma viagem e aventura !!!!!!!!!!!!!!!





5 comentários: